Ela está afastada da televisão há cinco anos, mas continua muito lembrada como uma das atrizes mais bonitas e competentes do Brasil. Nascida em 16 de julho de 1975, Ana Paula Arósio está completando 40 anos. Por isso, trazemos hoje aqui no blog uma retrospectiva da carreira da atriz.

Com uma beleza que chamou a atenção desde cedo, Ana Paula Arósio já trabalhava como modelo aos 12 anos de idade. Aos 19, começou uma trajetória de sucesso como atriz.
O primeiro trabalho de Ana Paula na televisão foi na novela Éramos Seis, produzida pelo SBT em 1994. A aniversariante permaneceu na emissora de Silvio Santos por mais alguns anos e lá participou de mais duas novelas, Razão de Viver e Os Ossos do Barão.
Em 1998, Ana Paula Arósio começou uma série de trabalhos de sucesso na Rede Globo. O primeiro e um dos mais importantes deles foi na minissérie Hilda Furacão, na qual Ana Paula viveu a personagem do romance homônimo de Roberto Drummond que inspirou e deu nome à série.
Hilda Furacão foi o nome que a bela jovem da alta sociedade mineira Hilda Muller passou a usar quando decidiu largar tudo e se tornar prostituta. Em meio à toda a mudança radical de sua vida, Hilda se apaixona por um padre. Hilda Furacão deu à Ana Paula Arósio enorme visibilidade e reconhecimento como atriz.
Em 1999, mais uma grande personagem: Giuliana, a sofrida italiana da novela Terra Nostra. Em 2001, Ana Paula mostrou mais uma vez a capacidade para personagens fortes e esteve no elenco de mais uma adaptação literária para a televisão. Ela interpretou Maria Eduarda, na minissérie Os Maias. Maria Eduarda foi amante de Carlos (Fábio Assunção). O maior drama da bela mulher foi descobrir que Carlos era seu irmão.
Sempre muito requisitada, Ana Paula Arósio atuou ainda nas novelas Esperança (2002), Páginas da Vida (2006) e Ciranda de Pedra (2008). E teve ainda mais séries: Um só Coração (2004), Mad Maria (2005) e Na Forma da Lei (2010).
A promotora Ana Beatriz, de Na Forma da Lei, foi a última personagem de Ana Paula Arósio na televisão. Desde então, a atriz optou por se dedicar à vida pessoal. A única exceção aberta pela atriz foi a participação no filme A Floresta que se Move, rodado no ano passado.
Eu gostaria muito de ver Ana Paula Arósio outra vez nas nossas novelas. E vocês, amigos leitores, também sentem falta dela na telinha? E quais são seus personagens preferidos da carreira da atriz? Contem para a gente! Beijos e até o próximo post!