Oi, pessoal! Tudo bem? O dia das mães está chegando! Pensando nessa data tão importante, o Território da Novela preparou uma seleção especial de mães das novelas para você relembrar. Como seria impossível falar de tantas e tantas mães emblemáticas que já passaram pela nossa telinha, resolvemos falar hoje de algumas das famosas Helenas e também de outras personagens criadas pelo autor Manoel Carlos. E aí alguém pode perguntar: por que Manoel Carlos? Eu explico: Maneco, como é conhecido, é um autor consagrado como grande mestre na arte de falar do cotidiano e da família em suas obras. Se você é um noveleiro atento e já teve oportunidade de assistir algumas das novelas do autor, deve ter percebido isso.
Nas famílias criadas por Manoel Carlos as mães, nossas homenageadas de hoje, são figuras de destaque. Algumas delas, inclusive, são as famosas protagonistas batizadas sempre com o nome de Helena. Mas então vamos ao que interessa! A seguir, famosas mães das obras de Maneco. Vem comigo!

Helena (Júlia Lemmertz) Em Família

Antes mesmo de a novela estrear, Manoel Carlos avisou que a Helena de Júlia Lemmertz seria a última, que fecharia o ciclo iniciado com a Helena de Lilian Lemmertz, mãe de Júlia, que viveu a primeira protagonista com esse nome.
A Helena de Em Família viveu o drama de ver sua filha, Luiza (Bruna Marquezine), apaixonar-se pelo grande amor da sua vida, Laerte (Gabriel Braga Nunes). Helena e Laerte quase se casaram, mas uma tragédia provocada pelo ciúme doentio dele fez com que o casal ficasse afastado durante anos. Helena acabou se casando com Virgílio (Humberto Martins), o homem que Laerte quase matou por causa do ciúme. Helena e Virgílio tiveram Luiza e, anos depois, a garota também se apaixonou por Laerte.
Juliana (Vanessa Gerbelli ) Em Família

Juliana engravidou várias vezes, mas perdeu os bebês em todas elas. Por isso, ficou obcecada por ser mãe. Ficou muito apegada à filha de sua empregada Gorete (Carol Macedo). Depois da morte da moça, decidiu criar a pequena Bia (Bruna Faria), mas precisou enfrentar a avó e também o pai da criança. Na reta final da novela, conseguiu realizar o sonho de levar uma gravidez até o fim e ter um filho biológico.
Helena (Vera Fischer) Laços de Família

Assim como a personagem homônima de Em Família, a Helena de Laços viu o homem por quem se apaixonou ir para os braços da filha. Na época da novela, o namoro entre Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann) causou grande repercussão entre o público. A questão do namorado que virou genro só passou para segundo plano quando Camila foi diagnosticada com leucemia e começou uma batalha pela vida. Nesse momento, Helena fez de tudo para salvar a filha. Na tentativa desesperada por um doador de medula óssea compatível, confessou que o pai de Camila não era quem todos imaginavam. Disposta a tudo, ela engravidou novamente de Pedro (José Mayer), o verdadeiro pai de Camila. O bebê salvou a vida de Camila e Helena ficou realizada.
Helena (Regina Duarte) e Maria Eduarda (Gabriela Duarte) – Por Amor

Helena e Maria Eduarda viveram a relação mais dramática da nossa lista no quesito maternidade. As duas engravidaram no mesmo período e os partos foram simultâneos. Tudo correu bem para Helena, mas Maria Eduarda teve um parto difícil e a criança morreu. Para piorar, Helena soube que a filha havia tido problemas e não poderia engravidar novamente. Pensando apenas na felicidade de Eduarda, Helena troca os bebês e deixa seu filho ser criado por Eduarda. Quando a verdade é descoberta, Helena revive toda a dor dos acontecimentos, enquanto Eduarda vive o desespero de saber que seu filho morreu e que não pode mais engravidar.
Branca Letícia (Susana Vieira) Por Amor

Branca tinha três filhos: Marcelo (Fabio Assunção), Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Era a típica mãe controladora, que fazia de tudo para ver a vida dos filhos de acordo com o que ela achava bom e correto. Branca Letícia é considerada um grande sucesso na carreira de Susana Vieira.
Helena (Maitê Proença) Felicidade

A mais antiga das Helenas da nossa lista criou a filha sozinha. A atriz Tatyane Goulart estreou nas novelas no papel de Bia, a filha da protagonista. A relação de mãe e filha das duas personagens é muito lembrada até hoje.
E então, pessoal, gostaram da nossa lista de mães criadas por Manoel Carlos? Espero que sim! Quer dizer de qual delas você mais gostou? Lembra de mais alguma que tenha sido marcante? Deixe um recado para a gente nos comentários! Um beijo e até o próximo post!