Especiais

Relembre novelas que abordaram o tema da doação de órgãos

Oi, pessoal, tudo bem? 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Por isso, resolvemos hoje relembrar novelas que tiveram a questão em seus enredos. Vamos lá!

Paloma (Cristiana Oliveira) e Diogo (Tarcísio Meira) em De Corpo e Alma (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

De Corpo e Alma (Rede Globo – 1992/1993)

Sempre pioneira na abordagem de temas em suas novelas, a autora Gloria Perez discutiu a questão da doação de órgãos na trama central de De Corpo e Alma. Na história, Paloma (Cristiana Oliveira) recebeu o coração de Bettina (Bruna Lombardi). Depois do transplante, Diogo (Tarcísio Meira), que era apaixonado por Bettina e tinha um caso amoroso com ela, resolve se aproximar de Paloma. Sem saber que Diogo foi amante de sua doadora, Paloma se apaixona por ele.

A vida da Gente (Rede Globo – 2011/2012)

Júlia (Jesuela Moro) precisou de um transplante de fígado em A Vida da Gente (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Na novela de Lícia Manzo, a pequena Júlia (Jesuela Moro) precisou de um transplante de fígado. A doadora foi a tia da menina, Manuela (Marjorie Estiano). O caso mostrou que, em algumas situações, é possível fazer o transplante entre vivos, pois Manuela doou apenas um pedaço de seu fígado para a sobrinha de quem cuidou como filha durante os anos em que sua irmã, Ana (Fernanda Vasconcellos) esteve em coma.

Em Família (Rede Globo –  2013)

Cadu (Reynaldo Gianecchini) precisou de um coração na novela Em Família (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Assim como Gloria Perez, Manoel Carlos também é conhecido pelos temas de grande repercussão social de suas novelas. Para tratar da importância da doação de órgãos em Em Família, o novelista escreveu que Cadu (Reynaldo Gianecchini) precisava de um transplante de coração.

Totalmente Demais (Rede Globo – 2015/2016)

Elisa (Marina Ruy Barbosa) doou parte do fígado para Jonatas (Felipe Simas) (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Na novela protagonizada por Marina Ruy Barbosa, a protagonista doou um pedaço de seu fígado para o grande amor de sua vida, Jonatas (Felipe Simas). A doação feita pela mocinha da trama de Rosane Svartmann e Paulo Halm foi necessária porque, para defender Eliza, personagem de Marina, do padrasto dela, Joanatas levou uma facada.

Malhação – Seu Lugar No Mundo (Rede Globo – 2015/2016)

Filipe (Francisco Vitti) teve seus órgãos doados em Malhação – Seu Lugar no Mundo (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Na reta final de Malhação – Seu Lugar no Mundo, a discussão sobre o papel da família na decisão sobre a doação de órgãos esteve presente. O personagem Filipe (Francisco Vitti) morreu em um acidente de moto provocado pelo vilão Samurai (Felipe Titto). Nanda (Amanda de Godoi), que era namorada de Filipe, convenceu a família do jovem a autorizar a doação de órgãos.

E então, pessoal, gostaram de relembrar as novelas que abordaram o tema da doação de órgãos? Lembram de mais alguma que não esteja na nossa lista? Beijos e até o próximo post!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *