Especiais

Top 10 de audiência: As campeãs!!!

Oi,pessoal! Tudo bem? Pois é, finalmente chegou o grande momento! Vamos saber agora quem leva as medalhas de prata e ouro no nosso ranking! Estão curiosos? Então vamos lá!

Posição 2 – Tieta

Betty Faria como Tieta (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).


“Tieta do agreste…” Não resisti, queridos leitores! Tive que começar o texto sobre a nossa vice-campeã assim. Afinal, quem assistiu essa famosa novela de Aguinaldo Silva,  Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares sabe que o sucesso da trama começava pela abertura bem feita e de trilha sonora contagiante. Você pode até nunca ter assistido Tieta, mas aposto que já ouviu falar da música gravada por Luiz Caldas ou presenciou alguém cantarolando ao mencionar o folhetim.

Exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, Tieta alcançou média de 63 pontos de audiência. A novela é considerada o grande marco da carreira da atriz Betty Faria, que viveu a personagem título da trama.

O enredo

A novela Tieta surgiu de uma livre adaptação do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. O cenário era a fictícia cidade de Santana do Agreste, localizada no Nordeste brasileiro.
Tieta era uma jovem de comportamento liberal que agia apenas de acordo com a própria vontade . Expulsa de casa pelo pai, volta a Santana do Agreste depois de 25 anos para se vingar da família.

A protagonista

Na segunda fase, Tieta é uma mulher rica e exuberante, que chama a atenção de todos por onde passa. Por causa da fortuna que conquistou, supostamente graças à ajuda de um comendador, ela é reverenciada por muitos que, no passado, condenaram suas atitudes. A personagem se destaca desde a cena de seu retorno a Santana do Agreste. Tieta reaparece justamente quando está sendo rezada uma missa em sua memória. Para chocar a família, ela se envolve com o sobrinho Ricardo (Cássio Gabus Mendes), jovem seminarista filho de sua maldosa irmã Perpétua (Joana Fomm).

Perpétua

Perpétua (Joana Fomm) e sua caixa misteriosa (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Mulher amarga, era uma falsa cristã que vivia em eterno luto, vestindo-se sempre de preto. Beata, ofereceu um dos filhos a Deus, convencendo-o de que deveria se tornar padre. Odiava a irmã mais nova, Tieta, mas não hesitou em bajulá-la a partir do momento que descobriu que ela ficou rica.

Na época da novela, muitos consideravam Perpétua uma personagem com mais destaque do que a própria Tieta. Assim como no caso de Betty Faria com Tieta, Perpétua é um marco profissional para sua intérprete. Foi Perpétua que, no passado, fez com que o pai expulsasse a irmã. Fingida, a megera usava a defesa da família como pretexto para cometer todos os pecados capitais.

Um dos maiores mistérios da trama está ligado a uma caixa misteriosa onde Perpétua guarda um segredo. No final da novela, é revelado que o pênis do falecido marido da beata foi guardado na tão falada caixa branca.

A mulher de branco e outros destaques

Além de saber o que Perpétua escondia na caixa branca, todos queriam conhecer a identidade da “Mulher de Branco”, uma assombração que atacava os homens de Santana do Agreste. No final de Tieta, descobre-se que a mulher era Laura (Cláudia Alencar).

Além de Tieta e Perpétua, a novela dirigida por Paulo Ubiratan tinha outras personagens femininas marcantes. Um exemplo é Imaculada (Luciana Braga), uma das “rolinhas” do prefeito Artur da Tapitanga (Ary Fontoura). Em troca de favores sexuais, o prefeito dava abrigo, estudos e comida ao grupo de meninas do qual Imaculada fazia parte. Outra mulher importante na trama era Tonha (Yoná Magalhães), a sofrida mulher de Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos), pai de Tieta.  Depois de muitas dificuldades, ela consegue se libertar da perversidade do marido.

Curiosidades

Devido a uma mudança de planos, Tieta começou a ser produzida apenas 40 dias antes de sua estreia. Barriga de Aluguel, que ocuparia a faixa do horário nobre, foi remanejada para as 18h.

Muitas das tramas da novela não existiam no livro.

Em 1996, o livro Tieta do Agreste foi adaptado para o cinema e deu origem ao filme que recebeu o mesmo título. Na produção cinematográfica, o papel de Betty Faria ficou com Sonia Braga. Perpétua foi interpretada por Marilia Pêra.

 

Roque Santeiro

10 anos. Uma década inteira separou a primeira tentativa de exibição da novela Roque Santeiro da sua veiculação de fato. Isso porque a trama, que falava da exploração do povo, foi proibida pela censura. No dia marcado para a estreia, o locutor Cid Moreira leu no Jornal Nacional um editorial assinado pelo presidente da Rede Globo, Roberto Marinho, anunciando o veto.  Dez anos depois, uma nova versão com elenco reformulado finalmente foi ao ar.

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, Roque Santeiro foi ao ar entre 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986. Obteve a marca de 67 pontos de audiência, em média.

O personagem título, sua falsa morte e a exploração do mito

José Wilker como Roque Santeiro (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Depois de sua suposta morte ao defender a cidade fictícia de Asa Branca de um ataque do bando liderado por Navalhada (Oswaldo Loureiro), Roque Santeiro (José Wilker) é dado como morto e se transforma em uma espécie de santo para os moradores locais. Uma estátua em sua homenagem é erguida em praça pública, e a população passa a lhe atribuir curas e milagres.

No entanto,  17 anos depois, o coroinha e artesão de santos de barro reaparece, causando um verdadeiro caos. As forças políticas, religiosas e econômicas de Asa Branca se dividem entre os que defendem que a verdade deve ser revelada e os que querem que a mentira continue porque precisam dela para sobreviver. O comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), principal explorador da imagem do santo, e o prefeito da cidade estão entre os que querem que Roque Santeiro continue sendo dado como morto.

Sinhozinho Malta e Viúva Porcina

Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte) (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Sinhozinho Malta ( Lima Duarte) é um importante e temido fazendeiro de Asa Branca. Tem um caso com a exuberante mulher conhecida como viúva Porcina (Regina Duarte). Todos pensam que Porcina é viúva de Roque Santeiro, mas, na verdade, ela sequer o conhecia.  A farsa foi incentivada por Sinhozinho Malta e espalhada pela suposta viúva. Graças ao falso casamento com o herói da cidade, Porcina se transforma em símbolo de Asa Branca. Os planos de Sinhozinho Malta ficam ameaçados quando Porcina conhece Roque Santeiro e se apaixona por ele.

A relação tumultuada entre Sinhozinho Malta e viúva Porcina, grande destaque da novela, é lembrada até hoje. Isso porque Lima e Regina Duarte protagonizaram cenas memoráveis, como a em que o fazendeiro imita um cachorro ao ficar de quatro e lamber a mão dela.

O bordão “tô certo ou tô errado?”, usado por Sinhozinho Malta, entrou para a história da televisão, assim como o gesto de balançar o braço e provocar o barulho das pulseiras que usava.

O lobisomem e outros personagens

 Além do mito sobre Roque Santeiro, Asa Branca convivia com um mistério: nas noites de lua cheia, um lobisomem atacava mulheres da cidade. No último capítulo, descobre-se que o tal lobisomem era o misterioso e sombrio professor Astromar Junqueira (Rui Resende). Com a revelação, as principais suspeitas sobre a identidade do lobisomem foram confirmadas.

Roque Santeiro tinha ainda outros personagens importantes. A sofrida Mocinha (Lucinha Lins) era a verdadeira noiva de Roque Santeiro. Mesmo depois da suposta morte do amado, ela se mantém virgem e esperando por ele.

Roberto Mathias

Roberto Mathias (Fábio Jr) era um ator que foi para Asa Branca para fazer o papel de Roque Santeiro em um filme sobre o herói.

Lulu

Foi a personagem Lulu (Cássia Kis Magro) que, quando menina, afirmou ter tido uma visão de Roque Santeiro. Foi isso que deu origem a toda a historia sobre a morte de Roque.

Então é isso, pessoal! O nosso Top 10 de audiência fica por aqui! Espero que vocês tenham gostado de relembrar essas grandes tramas aqui no Território da novela. Quer dizer de qual dessas novelas você gostou mais? Quer sugerir outra série para o blog? É só deixar um comentário.
Obrigada a todos que acompanharam a nossa série de estreia . Continuem acompanhando o blog, estamos preparando novidades! Um beijo e até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *