Especiais

Top 10 de audiência: as novelas mais vistas de todos os tempos

Oi, pessoal, tudo bem? Como eu disse no post anterior, vamos começar agora uma retrospectiva das 10 novelas que tiveram os maiores índices de audiência de que temos notícia até hoje no Brasil. Vamos falar de duas por dia.  Antes de começar, quero compartilhar com vocês uma curiosidade. Quando resolvi colocar esse ranking aqui no blog, comecei a pesquisar e achei em vários sites matérias falando sobre a iniciativa do autor Aguinaldo Silva de buscar justamente os nomes dessas obras e os índices alcançados por elas. Outro fato interessante: das dez novelas de maior audiência, quatro tiveram o próprio Aguinaldo como autor ou coautor. E aí, ansiosos pelo nosso top 10? Então vamos lá!

Posição 10 – De Corpo e Alma

(Foto: reprodução / TV Globo)

Vamos começar nosso top 10 relembrando essa trama que ficou para a história da televisão brasileira, infelizmente graças a uma tragédia.

O assassinato de Daniella Perez

Capa da Revista Amiga TV Tudo Extra, 1992. (Reprodução: cyberpolicia.com.br)

Com média de ibope de 52 pontos, De Corpo e Alma será eternamente lembrada como a novela escrita por Glória Perez que mais marcou a vida da autora. Foi durante o período de gravação de De Corpo e Alma que a jovem atriz Daniella Perez, filha de Glória, foi assinada por Guilherme de Pádua, cujo personagem na trama formava um triângulo amoroso com Yasmin (Daniella) e Caio (Fabio Assunção). Daniella tinha apenas 22 anos.

Esse crime bárbaro teve também a participação da então esposa de Guilherme, Paula Thomaz. Daniella foi morta no dia 28 de dezembro de 1992 e a novela ficou no ar até 6 de março de 1993. Por isso, várias adaptações precisaram ser feitas. Cenas foram editadas e a personagem Yasmin, que Daniella interpretava, viajou para estudar dança, sua grande paixão. Também por causa da tragédia, De Corpo e Alma teve seu número de capítulos previstos reduzido. No entanto, Glória Perez se afastou por apenas alguns dias, retornando em seguida para escrever os capítulos até o fim. Depois do assassinato, Bira, personagem de Guilherme de Pádua, desapareceu da trama.  A novela nunca foi reprisada.

A personagem de Daniella Perez em De Corpo e Alma era Yasmin Bianchi, irmã da protagonista Paloma, papel que marcou a estreia da atriz Cristiana Oliveira na Rede Globo.

O enredo da novela

A trama principal de De Corpo e Alma tratava sobre doação de órgãos.  A novela discutiu esse tema e a questão dos transplantes por meio de uma história de amor. Diogo (Tarcísio Meira) era  um juiz respeitado e reconhecido profissionalmente, casado com a submissa Antônia (Betty Faria). Os dois viviam um casamento de aparências, apenas para preservar a instituição familiar. Diogo se apaixona por Bettina (Bruna Lombardi), e os dois vivem um caso. Decididos a assumirem a paixão, planejam uma viagem juntos, mas ele acaba não tendo coragem de abandonar Antônia e deixa a amante esperando no aeroporto. Ao perceber que está sozinha, Bettina se desespera e sofre um grave acidente de carro. Sua morte cerebral é diagnosticada, e seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem com sérios problemas cardíacos e que só sobreviveria se conseguisse uma doação.

Ao saber da morte de Bettina e do transplante de seu coração, Diogo, culpado, fica obcecado pela ideia de se aproximar de Paloma, achando que assim estaria próximo do coração da mulher que amou. Paloma é uma jovem que abandonou o noivo Tavinho (Hugo Gross) no altar para se casar com Juca (Victor Fasano), o primeiro namorado dela. Juca, por sua vez, esconde de Paloma que trabalha como stripper na boate Clube das Mulheres. Diogo conhece Paloma, e os dois se envolvem. Ela se apaixona por ele sem saber que ele fora amante de sua doadora.

O caso Daniella Perez e a mudança na lei brasileira

A indignação popular que se seguiu ao assassinato de Daniella Perez resultou na alteração, por iniciativa de sua mãe, Glória,  da Lei dos Crimes Hediondos. A novelista recolheu mais de 1 milhão de assinaturas e conseguiu que o homicídio qualificado (praticado por motivo torpe ou fútil, ou cometido com crueldade) fosse incluído na Lei dos Crimes Hediondos. Segundo a legislação, crimes hediondos são aqueles em que não há possibilidade de pagamento de fiança e nos quais deve ser cumprido um tempo maior da pena para a progressão do regime fechado ao semiaberto.

Posição 9  – O Rei do Gado

(Foto: reprodução / TV Globo)

Pois é, queridos leitores, se tem uma coisa que ninguém pode negar é que O Rei do Gado é um sucesso.  Atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo e com média de audiência muitas vezes próxima aos 20 pontos, a novela de Benedito Ruy Barbosa ocupa a nona posição no nosso top 10. Na exibição original, que aconteceu entre 17 de junho de 1996 e 14 de fevereiro de 1997, a média de audiência foi de 52 pontos.

O mérito de o Rei do Gado, na minha opinião, foi ter vários núcleos com tramas que cativaram o público. Mesmo a inimizade entre as famílias Berdinazi e Mezenga era abordada de forma leve e tinha alguns momentos até divertidos, graças ao tom dado pelos atores Antonio Fagundes e Raul Cortez. Os dois personagens chamaram um ao outro de “maledeto” durante toda a novela, fazendo disso uma marca registrada.

A paixão entre o rei do gado Bruno Mezenga e uma sem-terra que, no final das contas, era também uma Berdinazi, movimentou a trama e deixou uma mensagem de superação do ódio e das diferenças através do amor. A personagem Luana é considerada um marco na carreira de sua intérprete, a atriz Patrícia Pillar. O honesto senador Caxias, interpretado por Carlos Vereza, e a dupla de cantores “Pirilampo e Saracura”, vivida por Sérgio Reis e Almir Sater, também se tornaram queridinhos do público e colaboraram para esse grande sucesso.

A audiência que o Rei do Gado consegue hoje, quase vinte anos depois de exibida pela primeira vez e na terceira reprise (é a segunda na Globo e houve uma no Canal Viva), chama ainda mais a atenção por ser muito semelhante aos números obtidos pelas recentes novelas das 18h. E isso é muito. Por tudo isso, mostra merecer fazer parte do top 10, não é mesmo?

Em tempo: a lista das maiores audiências tem ainda mais cinco novelas : Senhora do Destino, A Próxima Vítima, América, A Indomada e o Dono do Mundo. Falaremos dessas grandes produções em outras oportunidades, ok?

Obrigada a todos por acompanharem o Território da Novela. Um beijo e até o próximo post!

Fontes: e www.daniellaperez.com.br / Memória Globo

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *