Retrospectiva

Retrospectiva 2015: Relembre o melhor e o pior das novelas neste ano

Oi, pessoal, tudo bem? Pois é o ano está acabando… E já que, nessa época, as retrospectivas são uma tradição, nós aqui do Território da Novela resolvemos entrar no clima e fazer uma retrospectiva do que tivemos de melhor e de pior em 2015 no que diz respeito às nossas queridas novelas.

 

Fernanda Montenegro como Teresa em Babilônia (Direitos de Imagem e CopyRight: TV Globo).

Vamos lá: acho interessante começar falando sobre uma novela que foi uma forte aposta da emissora pela qual foi produzida, mas que acredito que nem mesmo os próprios responsáveis imaginavam tamanho sucesso. Estou falando de Os Dez Mandamentos, da Rede Record. A saga de Moisés fez de 2015 um ano histórico para a emissora de Edir Macedo, já que a novela bíblica assinada por Vivian de Oliveira disputou de igual para igual com a Globo a preferência do público durante meses. Em alguns momentos, inclusive, chegou a liderar no ibope.

Tanto sucesso levou a Record a apostar em uma segunda temporada para Os Dez Mandamentos. A nova etapa da novela, que terá ainda uma versão para o cinema em 2016, tem estreia prevista para março.

Além de todo o investimento feito pela Record, muito do sucesso de Os Dez Mandamentos é atribuído ao fracasso de Babilônia, novela que estreou na maior emissora do país dias antes da trama bíblica começar a ser exibida na concorrente. Babilônia não agradou, sofreu uma série de modificações que não surtiram efeito nos números e chegou ao fim com o triste título de pior audiência da história do horário nobre da Rede Globo.

Desde o final de Babilônia, a Globo luta para recuperar o prestígio de seu principal horário de novelas com A Regra do Jogo. A missão não é fácil, mas os números da atual novela das 21h têm estado mais próximos do desejado.

O horário das 19h do plim plim também teve uma novela problemática em 2015. I Love Paraisópolis começou bem, mas, a partir de um certo momento, mostrou-se sem rumo. E foi assim até o final. Situação difícil para uma trama que teve a missão de substituir o sucesso Alto Astral. Em novembro, a faixa voltou a viver uma boa fase com a estreia de Totalmente Demais. A novela segue bem na audiência e é sucesso nas redes sociais.
No horário das 18h, o ano da Globo foi feliz. Sete Vidas, de Lícia Manzo, foi muito elogiada. Além do Tempo, que começou em julho deste ano e termina em janeiro de 2016, encantou o público durante a primeira fase , de época, e provocou uma grande inovação ao trazer os mesmos personagens em outra encarnação na segunda fase.

Vale destacar que um dos grandes destaques de Além do Tempo é a atuação de Paolla Oliveira, intérprete da vilã Melissa na obra de Elizabeth Jhin. Mas Paolla foi sucesso em 2015 meses antes de assumir o papel de Melissa. No início do ano, a atriz viveu a personagem mais desafiante de sua carreira, a garota de programa de luxo Danny Bond, da minissérie Felizes Para Sempre.

O horário global de novelas das 23h, que vinha sendo utilizado para exibição de remakes, teve o primeiro trabalho inédito veiculado em 2015. Assinada por Walcyr Carrasco, Verdades Secretas foi o grande sucesso do ano na emissora. A história da inocente garota do interior que sonha em ser uma grande modelo e acaba envolvida no esquema de prostituição chamado book rosa se transformou em um dos assuntos mais comentados no país. Tamanha repercussão podia ser notada nos excelentes índices de audiência e nas redes sociais. Além do triângulo amoroso entre Angel (Camila Queiroz ), Carolina (Drica Moraes) e Alex (Rodrigo Lombardi), Verdades Secretas teve outros destaques, como a personagem Larissa, a modelo que cai no mundo das drogas vivida por Grazi Massafera.

Em 2015, a Band conseguiu boa aceitação com novelas turcas. O SBT  fidelizou público apostando em algumas novelas mexicanas inéditas, além das já tradicionais reprises e da continuidade do projeto de remakes de folhetins infantis do México.

Em resumo: no geral, acredito que 2015 foi um bom ano para as nossas novelas, já que o balanço mostra mais acertos do que problemas. Agora é esperar que 2016 seja um ano marcante no bom sentido para a nossa telinha, né ?

E então, pessoal, gostaram da nossa retrospectiva?

O Território da Novela deseja a todos um ótimo final de ano! Nós voltamos em janeiro com novidades e muito mais sobre o universo das novelas aqui no blog. Beijos e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *